Olá ,
Telhado Colonial
Integrando o telhado colonial à sua construção : De uma forma bem direta e sucinta, os telhados consistem em um misto de cobertura, que é feito com telhas, e um sistema de sustentação, feito com madeiras. A fim de proteger o interior do imóvel, é mais comum que tenha sido feito uma laje e sobre esta tenha o telhado. Existem diversos tipos de telhas. O material utilizado na confecção das mesmas também varia. O telhado colonial pode esbanjar criatividade e possuir telhas naturais, coloridas, esmaltadas, tégulas ou telhas de cimento. O que realmente muda na decoração do telhado é o formato das telhas.
Você pode ter um telhado tradicional ou inovar misturando formatos e cores. Atualmente, essa prática se tornou muito comum entre decoradores do mundo todo.
O charme do telhado colonial está ao seu alcance : O seu telhado colonial deve ser feito com madeira apropriada, a fim de evitar rachaduras precoces. Também é necessário o tratamento da madeira com verniz, evitando o aparecimento dos temidos e destrutivos cupins e permitindo maior tempo de uso.
Uma técnica especial que você precisa utilizar a fim de se prevenir no período de chuvas é o uso de mantas de subcobertura. Elas conduzem algum tipo eventual de vazamento decorrente de chuvas fortes, evitando que a água pingue dentro da casa. Outra dica importante é que no interior do imóvel que receber esse tipo de revestimento interno, tenha uma camada protetiva de gesso. Caso ocorra um possível vazamento decorrente do período de chuvas, o gesso irá proteger ao máximo contra as manchas.
O uso do telhado também contribui para um melhor isolamento térmico, que aliado ao gesso pode contribuir também para o isolamento acústico moderado. O bom disso tudo é que as mantas de subcobertura possuem baixo custo e ampla durabilidade. O telhado colonial existe desde muito antes do império brasileiro. Essa técnica era comum também em pequenos vilarejos da Europa, como os encontrados no interior da França. Hoje, os quatro cantos do mundo podem usufruir dessa sofisticada técnica decorativa.
Créditos