A técnica do patchwork, o trabalho de juntar vários retalhos coloridos um no outro, já ultrapassou o universo da costura há muito tempo. A arte, que já embelezava cortinas, colchas, almofadas e tapetes, agora também dá cor e vitalidade para paredes de diversos cômodos da casa.



O patchwork em paredes pode ser feito com azulejos ou papel de parede em ambientes variados como cozinha, churrasqueira, banheiros, salas, etc. Para uma mistura bonita e benfeita, é necessário pensar sempre na harmonia dos elementos. As diversas cores e padronagens podem acrescentar muito, mas também podem pesar na composição. Sempre pense no ambiente como um todo e no patchwork em si: os “retalhos” devem estar em harmonia entre si, porém, além disso, precisam ficar de acordo com o restante da decoração

.

Caso você queira utilizar azulejos, uma boa saída é reaproveitar alguns lascados e quebrados que já usou em casa. Ou então ir em busca de alguma loja que tenha um “cemitério” dessas pecinhas para que você possa comprá-las por um preço mais acessível.



No caso do papel de parede, a mesma coisa se repete. Que tal lançar mão da sua criatividade e reaproveitar pequenos pedacinhos do material que sobraram de reformas passadas? Caso você não tenha retalhos suficientes para uma parede inteira, também pode fazer apenas uma faixa colorida:



Ou então montar desenhos como este:



Crédito