Uma casa aconchegante pede alguns detalhes cruciais, como escolher persianas ou cortinas. Porém, na maioria dos casos, as pessoas não sabem qual modelo é o ideal para cada ambiente. Para que não haja erros, reunimos nesse post tudo o que você precisa saber para fazer suas escolhas! Afinal, lendo você vai perceber que escolher persianas para a sua casa não é assim tão difícil. Veja!

Cortina ou persiana: qual devo escolher?
A resposta para essa pergunta é bastante pessoal. As cortinas são bem tradicionais e consideradas um item clássico nas casas. Por outro lado, apesar de serem mais modernas, as persianas ganharam mais espaço nas residências.

A segunda opção costuma ser um pouco mais cara, mas oferece mais praticidade na limpeza e no espaço, além de controlar melhor a entrada de luz no ambiente. Logo, um ótimo investimento!

Mas nada impede que você, inclusive, mescle o uso das persianas com cortinas de tecido! Estude com atenção seus objetivos na decoração do espaço e escolha o que ficará melhor. Para ajudar, aqui vão algumas opções:

Persianas em PVC
Esse é o modelo mais comum de persianas. O material em PVC é simples de limpar e essa opção é recomendada para locais que exigem mais praticidade, como escritórios, consultórios e hospitais, por exemplo. É um modelo de persiana que faz sucesso também em regiões litorâneas.

Persianas em alumínio
Outra opção tão prática quanto a de material em PVC é a persiana feita de alumínio. Ela é bastante resistente e indicada tanto para ambientes comerciais, quanto para residências. Elas oferecem uma grande variedade de cores para encaixar na sua decoração. São ótimas também para cozinhas justamente por combinarem mais com os eletrodomésticos e por serem mas fáceis de limpar.

Persianas em madeira
Se você quer algo mais requintado, as persianas em madeira podem ser uma boa escolha. Elas são mais recomendadas para quartos, por exemplo. É bom ter cuidado somente com a sua qualidade, mas em sua maioria não existe perigo: são bastante duráveis e dão muita elegância ao ambiente.

Persianas em bambu
Essas persianas de bambu vão na mesma direção das de madeira. Tem sido tendência nas decorações por deixarem o ambiente mais despojado e também por ser uma escolha ecologicamente correta. Além disso, permite fácil manutenção e dão mais leveza aos espaços.

Persianas verticais
Este é um modelo bastante conhecido no mercado e oferece uma ótima funcionalidade no controle da entrada de luz no ambiente. Pode ser de PVC, de alumínio ou até mesmo de tecido. Depois de terem sido inseridas nas residências, essas persianas verticais se adaptaram bastante com salas de jantar ou de estar. Uma escolha perfeita para ambientes mais aconchegantes!

Persianas blackout ou de rolo
Esse tipo de persiana é muito bom para bloquear a entrada de luz em ambientes que requerem proteção contra raios solares. Além disso, elas oferecem mais privacidade e conforto, bem como mais controle térmico e acústico.

Persianas em painel
Esses modelos são usados principalmente para escurecer ambientes ou para locais que possuem grandes vãos. Elas geralmente são de sarja ou de lona e se fixam em trilhos, com abertura vertical. Esses painéis são perfeitos para salas e outros ambientes com grandes janelas de vidro, por exemplo, que vão do chão ao teto.

Então, como escolher persianas dentre tantas opções? É só ter em mente o tipo de ambiente e o que você quer para a sua decoração. É sempre bom pensar na funcionalidade em primeiro lugar, mas sem se esquecer da beleza e do conforto. Não é mesmo? Qual modelo de persiana mais te agrada?

Créditos