A cozinha de nossa casa deve ser prática. Confira nossa dicas para decoração de cozinhas pequenas:

Ampliação do ambiente

Os móveis compactos ou planejados são a primeira dica essencial para quem tem uma cozinha pequena, pois eles utilizam toda a área disponível. Trazem soluções fáceis com seus modelos de portas de correr, gavetões e aberturas basculantes. Para uma sensação de amplitude ainda maior, as cores claras são recomendadas como o off-white e os tons neutros, pois além de trazerem luminosidade ao ambiente, combinam com itens de decoração, azulejos coloridos, mosaicos, espelhos, prateleiras e divisórias.



A iluminação faz a diferença

Ambientes claros ou com luz natural facilitam a vida durante o preparo dos alimentos. É importante ter focos de luz nos locais que são mais utilizados, como as bancadas, por exemplo. Além disso, os modelos pendentes devem ser analisados com bastante atenção, pois podem atrapalhar quem está trabalhando ou quem está sentado na mesa (a distância ideal para eles é de 60 cm). Planeje a posição dos pontos de gás, tomadas e eletrodomésticos Quando planejar a decoração, lembre-se de anotar onde estão as tomadas e o ponto de saída do gás, porque eles interferem na disposição dos eletrodomésticos. Os aparelhos devem ter uma distância mínima de 90 cm entre cada um e o corredor. A circulação não pode ser afetada e eles devem estar próximos o suficiente para que o cozinheiro possa manejá-los, mas não tão próximos a ponto de pôr a segurança em risco (afinal de contas, não é uma boa ideia colocar o fogão ao lado da geladeira, não é mesmo?).



Confira, em tópicos, mais dicas para você planejar sua cozinha. Nada de espaço pequeno, apenas praticidade e funcionalidade!
– Mesas: caso não tenha lugar para as cadeiras, coloque banquinhos que possam ser guardados embaixo da mesa após cada refeição.
– Estantes e prateleiras: quando colocadas perto da pia, tornam-se perfeitas para guardar temperos e itens que devem estar à mão.
– Potes, latas e frascos de metal, vidro ou plástico: podem ser usados como decoração e são recipientes perfeitos para guardar mantimentos.
– Área abaixo da pia e acima da geladeira: serve como espaço para a instalação do armário. As pessoas costumam guardar, respectivamente, panelas e utensílios menos usados no dia a dia.

Créditos